Modalidade - Silhueta Metálica

Silhueta Metálica

Silhueta Metálica

Silhueta Metálica é uma modalidade de prova de Tiro Prático, disputada por ambos os sexos onde se utiliza armas de fogo ou pressão. O objetivo é disparar sobre series de cinco alvos metálicos confeccionadas em chapas de aço representando o perfil de galinhas, porcos, perus e carneiros, de dimensões diferenciadas, posicionando em distancias preestabelecidas no regulamento que varia entre 25 e 200 metros (armas de fogo) ou 9,14 e 32,9 metros (armas de pressão) para os calibres 4,5mm e 5,5mm respectivamente

Uma das razões da grande popularidade das Silhuetas Metálicas é o fato de que os atiradores não necessitarem de equipamentos caros ou sofisticados. O esporte permite aos atiradores competir em diversas categorias a acordo ao tipo de arma que possui. Conforme as distâncias vão aumentando, o grau de dificuldade aumenta.


É a única modalidade de tiro prático que permite auxílio ao atleta. Cada atirador poderá contar com um observador (normalmente um outro atirador), posicionado à sua retaguarda com uma luneta. Este observador tem a função de identificar ao atirador os locais de impacto ou em que ponto do alvo o projétil atingiu, o que facilita bastante qualquer correção que seja necessária. 


FONTE: WIKIPÉDIA